sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rio Este




“Naquelas águas, antigamente cristalinas, já se pescaram carpas e outras espécies de peixes. Hoje, o rio Este, ou D'Este, também popularmente conhecido pelo rio de S. João da Ponte, corre, barrento e sujo, cemitério de objectos e canal de esgotos, pela cidade de Braga, onde, segundo apuramos, junto ao Parque, exala um cheiro fétido nos dias mais quentes de verão. Hoje o Rio Este é um rio morto!” 

A conhecida ponte de S.João, outrora, o rio era cristalino onde a população tomava banho e lavava a roupa. Hoje em dia, não se lava roupa, não se toma banho...pois só estaríamos a sujar ainda mais a nossa roupa e o nosso corpo. Hoje em dia, este rio é poluído, cheira mal, e é tudo menos cristalino. 
O que alarma mais a situação é toda a gente saber disto e não fazer nada! Os trabalhadores das fabricas da zona, os habitantes da zona, os outros habitantes de Braga, toda a gente!


Até hoje, nada foi feito.

Braga




As obras do Theatro Circo demoraram algum tempo. Mas isso não é surpresa para os habitantes de Braga, pois habituados estão a demoras de obras, o que não se esperava era o que viria dessas obras. Provavelmente alguns habitantes de Braga passam em frente ao Theatro Circo e nem notam no seu exterior geológico. Vejamos as fotos:



É facil observar as diferenças nas fotos, mas nunca nos passaria pela ideia que não se tratasse de granito. Pois é, não é granito, mas sim cimento pintado com "pintas pretas" para parecer granito.
  Um grupo do 12º6 da turma geologia, com o seu trabalho de pesquisa, mostrou-nos este "fail" que nos passa totalmente ao lado no dia-a-dia. 

Recursos hídricos

Fonte das Águas Férreas

Carlos Amarante
Fica situada na Avenida Robert Smith, freguesia
de Fraião em Braga. Foi um das primeiras obras do
arquiteto Carlos Amarante, datada de 1773, obra
esta em granito da própria região.
Em 1997 é reaberta sendo deslocada cerca de 50
metros. 


   




 Porque o nome "águas férreas"?


Antigamente, as suas águas eram consideradas de natureza ferrosa.
Como tal, eram consideradas como um tratamento de anemias e assim sendo muito procuradas pelas pessoas como uma cura.
Atualmente, com teores em ferro extremamente baixos, e pelas suas outras características, a mesma pode ser considerada uma água mineral natural.